segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Receita de Feijoada Alemã

Innntão que resolvemos oferer um almoço para um casal de amigos, e decidimos por fazer uma receita brasileira. Foi-se euzinha para cozinhar fazer Feijoada, e de quebra Mousse de Coco com Ameixas em calda de sobremesa.

Pegue a caneta e papel e anote ingredientes alemães para uma Feijoada.

Feijoada Alemã (para 6 adultos famintos)
500g Schwarzen Bonnen (feijão preto mesmo, que em Berlim você encontra em qualquer supermercado)
3 Kabanossi (substituição para o Paio e Linguiça Calabresa)
400g Geräucherter Kassler Rippen (substituição para a Costelinha de Porco)
300g Carne Seca (em Berlim você encontra fácil em Mercados Hispânicos, caso seja difícil para você, substitua por Geräucherter Schwartzwald Schinken)
100g Speck (nosso querido Bacon)

Alho, cebola, cheiro-verde e pitmenta são a gosto. Como por aqui os produtos defumados são bem salgados, eu evito usar sal antes de tudo estar pronto. Eu também cozinho tudo separado e só junto no final, a fim de evitar aquela gordurinha nojenta que fica por cima quando a feijoada esfria.

Para o Mousse de Coco não tem muito segredo, e nem muita substituição:
1 lata de leite condensado (é amiga, aqui tem Leite Condensado e se chama Zucker Condensed Milch)
1 lata de Leite de Coco Cremoso (atenção que tem que estar escrito Cremig na lata, porque por aqui existe o Flussig, que praticamente é só água de coco)
50g de Coco ralado (Kokos Raspel )
1 Envelope de Gelatina sem sabor (Gelatine ohne Geschmack)
Bata tudo no liquidificador e coloque para gelar.

Procuramos Ameixas em Caldas e sinto informar que não existem por aqui. Portanto apelamos para a versão feita em casa:
1 lata de ameixas secas sem caroço (Getrockenen Pflaumen)
500ml Água
1 xícara de açúcar
1 dose de Disarono
1 dose de Vinho do Porto
(estes eram os licores que eu tinha em casa, e decidi misturar os dois, você também pode tentar com vinho ou qualquer outra bebida álcóolica que você tenha em casa. Ahhh, a dose é uma dose pequena, tipo uma xícara de expresso!)
Coloque tudo numa panela, leve ao fogo, e deixe ferver por uns 20 minutos. Pronto.

Bom, fotos não tirei porque sou uma relaxada mesmo e já estava cansada por estar 2 dias cozinhando (sim, eu faço a feijoada de véspera). Só posso dizer que a galera gostou, repetiu e ficaram fascinados com a farofa!!! (sim, de farinha de mandioca...infelizmente para isto ainda não encontrei substituto e compro a minha em Mercados Hispânicos). Ainda tinha arroz branco, vinagrete e filet de laranjas (chique, não? Aprendi com o Galileo). Ahhh, e claro Caipiroska (porque eu não gosto de Cachaça, inntão era de Vodka) de Kiwi e Limão (que eu sou fina, bem, tem opissão di iscolha).

Todo mundo satisfeito, inclusive as crianças, que ganharam mesinha especial, com direito a guardanapo do Merlim, cadeirinhas coloridas e Menu especial (bolo de legumes, blagh!).....ahhh, ia quase me esquecendo...e Guaraná Antarctica...ahahaha (amaram!).

No fim do evento dei-me por satisfeita, pois afinal atingi meu objetivo que era estreitar nossas relações com os alemães e aumentar nossa rede social (porque Relações Públicas que se preza não faz evento sem objetivo...Ai se MM me visse agora, teria orgulho de mim!). O breakeven foi fantástico, não só satisfiz nossos convidados, como de quebra ganhei Telefone, Celular, Email, Endereço, e Telefone de Casa de uma PEDIATRA!!! (pausa para se recuperar da euforia...você que já leu posts anteriores sabe a tragédia que é ter filho pequeno sem seu personal pediatra).

Guten Appetit!

11 comentários:

Unknown disse...

TUDO APROVADISSIMO! FEIJOADA, CAIPIRAS E SOBREMESAS! HHMM...QUERO TER VISITAS EM CASA PELO MENOS 4X POR MeS.... ;)

Mel disse...

Ola, eu adicionei o link para esse post no meu blog sobre feijoada na Alemanha, espero que vc nao se incomode :)

Sandra disse...

Putz!! Conheci esse blog agora e já de cara a receita dessa feijoada vai me salvar. Moro em Zürich e tb. quero fazer um jantar a brasileira para alguns amigos e acho um absurdo ter que comprar tudo em lojas de produtos brasileiros que custa uma facada..rs..
Abraços e parabéns pelo blog!!

Pillon disse...

Muitíssimo obrigado pelas dicas. Fui convocado a preparar uma feijoada para 6 casais (nós incluidos) e nem sei por onde começar.
Moro em Konstanz e tenho um irmão em Zurich. Como conseguir os ingredientes por aqui?
Agradeço qualquer ajuda que puder me dar.
Abs.

Quase uma alema disse...

Oi Pillon,

Tente a Karstadt ou lojas de produtos hispanicos. E' bem provavel que vc encontre tudo la'.

Boa Sorte.

Anônimo disse...

Obrigado. Abs

Camilla disse...

Oi Mudamos para Berlin a pouco tempo e já estou com muita saudade de uma boa feijoada. Você sabe onde posso encontrar carne seca aqui em Berlin? Obrigada! E parabéns pelo blog. Camilla

Quase uma alema disse...

Oi Camila, procure em mercados hispânicos. Em Charlottenburg tem um na Kantstrasse chamado Aqui Espanha!. Bom apetite!

Anônimo disse...

Eu simplesmente A-M-E-I tuas dicas de feijoada...A do schiken entao...
Mas eu gostaria de saber se voce sabe o nome do couve congelado que se compra nos mercados asiáticos..

Dani disse...

Eu simplesmente A-M-E-I as tuas dicas pra feijoada...A do schinken entao....

Mas gostaria de saber se voce sabe como se chama couve congelada que se compra nos mercados asiáticos...
Obrigada.

Quase uma alema disse...

Oi Dani,

Até onde sei a couve se chama Kohl, mas é mais fácil comprar ela fresca no Kaisers ou Lidl ou Real, ou o que vc tenha próximo da sua casa.

Boa Sorte!