quarta-feira, 22 de setembro de 2010


Innntão que Pitico está prestes a fazer 18 meses de vida e a mamaezinha aqui, que não pára de pensar, já está preocupada com a fala do muleke. Não que ele tenha problemas, de forma alguma, e muito pelo contrário, ele até fala demais e até pelos cotovelos, o problema é que é uma fala única, só dele. Minha preocupação se dá ao fato de que a pessoinha escuta diferentes idiomas (em casa falamos português e ele vai para uma escolinha alemão-espanhol) eu temo que ele fique confuso e demore muito a falar.

Momentaneamente, e eu realmente espero que seja um momento, ele está na fase do grito. Como não sabe falar, grita, grita, grita, e grita mais alto. As únicas palavras que consigo realmente entender são:
- Danke (obrigado em alemão) que ele diz quando está satisfeito, ou quando não quer mais alguma coisa;
- Aga (água);
- Coco (isso mesmo que vc pensou);
- kuku (o que o pássaro cucu faz quando sai do relógio) e que para ele significa brincar de esconder;
- ich (eu em alemão) que ele emprega todas as vezes que percebe que não vai participar de alguma coisa;
- bô (acabou);
- ball (bola em alemão);
- gol (começou ontem porque teve joguinho na escola);
- kaká que não sei o que significa, pois começamos a brincar na época da copa e hoje em dia serve de distração enquanto ele está na banheira e eu fazendo alguma outra coisa na casa, assim eu sei se ele está mesmo brincando ou fazendo alguma travessura;
- u-ha, u-ha (em som quase mudo, só o som do vento saindo da boca) que significa que ele vai tomar remédio;
- qué (quero) que ele diz e aponta para tudo que ele vê;
- Mama (que sou euzinha), mas que ele usa também para o pai, para protestar, para começar a chorar;
- Au-au (cachorro);
- Kikiriki (galinha ou galo, sei lá...fato é que o som dos animais aqui não soam como no Brasil).

Até que é bastante, mas percebo nas ruas e na própria escolinha que outras crianças da mesma idade já conseguem colocar 2 palavras juntas, tipo Zézinho-bola, o que a mãe entende como o Zézinho quer jogar bola. Pitico começou recentemente a fazer mímica ou apontar para as coisas. O engraçado é que ele pega na nossa mão e nos leva até onde ele quer e fica “Mamamamamama” apontando para um armário ou para o lugar que está o que ele quer (ele faz isso geralmente com a geladeira e com o armário onde estão os biscoitos, esperto não?).

Já li que cada criança tem seu tempo, etc e tal, mas tenho a sensação de que ele está demorando....e por isso desenvolvo 50 tipos de medos e receios diferentes (tipo já pensei que ele tinha problemas de surdez, mas quando escuta música ele dança e quando eu falo em alemão ele obedece, o que descartou tal hipótese)....Sogrona conta que Mozão tinha preguiça para falar e demorou muito a se fazer entender....será que Pitico herdou este gene do pai?

De qualquer forma, socializa aqui sua experiência e acalma o coração de uma mãe surtada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pessoa,
Se você entende o que o pitico aponta e responde positivamente (para ele é claro), ele não tem porque falar, afinal ele se faz compreender desta forma! Obrigue-o a dizer o que quer, finja não compreende-lo e peça que fale.
Beijoca, da irmanzoca.

Quase uma alema disse...

Innntão maninha, se ele não gritasse a ponto de me ensurdecer eu faria isso...mas deixe seu Pitico chegar nesta idade e a gente revê seu conselho... . :-)

Bjkoa