terça-feira, 7 de setembro de 2010

Integração

Innnntão que um cidadão alemão resolveu escrever um livro. Até aqui ótemo, se não fosse o tema escolhido: imigração. Aí você me pergunta, qual o problema? Teoricamente não haveria problema nenhum, alias este é um assunto sempre em pauta por aqui. O problema é que ele juntou imigração com integração. E integração é quase um dogma na Alemanha.

O histórico teutônico com imigrantes é mundialmente conhecido, e para não ser tachada novamente de racista e sofrer outras privações e punições, geralmente os políticos em geral têm muito cuidado para lidar com imigração e principalmente com o tema integração, pois até o momento não se chegou a um consenso do que seja integração.

Logo após a Segunda Guerra Mundial, e com a Alemanha destruída, vários povos emigraram de seus países a fim de reconstruir a Alemanha. O maior contingente veio da Turquia, e que também é uma das maiores populações de imigrantes por aqui.

Entendido um pouco da história, chegamos ao grande cerne do livro do senhor Thilo Sarrazin, Deutschland schaff sich ab (algo como Alemanha abolida). Dr. Sarrazin defende que a não integração de certos povos vêm causando problemas para a Alemanha. Tudo bem até aqui, nada de controverso, certo? O problema é que ele resolveu deixar de ser político e generalista e disparou especificamente contra a comunidade turca, causando um tremendo mal estar em todo o alto clero político e gerando discussões intermináveis em todos os meios de comunicação.

Em um dos trechos do livro ele cita: „Integration ist eine Leistung dessen, der sich integriert. Jemanden, der nichts tut, muss ich auch nicht anerkennen. Ich muss niemanden anerkennen, der vom Staat lebt, diesen Staat ablehnt, für die Ausbildung seiner Kinder nicht vernünftig sorgt und ständig neue kleine Kopftuchmädchen produziert.“

Tradução: "A integração é um benefício para quem está integrado. Alguém que não faz nada para se integrar, eu não vou reconhecê-lo. Não preciso reconhecer alguém que se beneficia de um Estado e que e ao qual se recusa a ser razoável para a educação de seus filhos e continua constantemente gerando novas meninas de lenço na cabeça. "

Em resumo ele defende que não é justo por parte destes imigrantes gozarem dos benefícios de um país ao qual se recusam a declaram como seu.

80% da população questionada em off por canais de TV concordam com a opinião do Dr. Sarrazin, porém não admitiriam isto em público. O problema existe, todos conhecem algum caso, mas por conta das retaliações do passado, o povo alemão tem receio em se manifestar publicamente a favor para não ser novamente tachado de discriminador. O resultado é que Dr. Sarrazin perdeu seu emprego no Deutsch Bank e foi expulso de seu partido SPD. O que me faz lembrar de novo do Mito da Caverna de Platão.....

Do meu humilde ponto de vista acho que ficar em cima do muro não vai resolver o problema, mas fazer declarações contundentes também não. Infelizmente tenho que concordar, não me lembro o nome do filósofo agora, que a religião cega o homem. Neste caso, a barreira para a total integração destes povos é a religião que é totalmente diferente das religiões ocidentais.

Em primeira instância e, como mulher, não posso concordar com uma religião que coloca um ser humano numa categoria abaixo só porque nasceu mulher, e assim, perde automaticamente o direito à várias coisas.

Fazendo um link para o caso da iraniana que teve uma pena de apedrejamento decretada porque teve um caso com alguém após a morte do marido. Detalhe é que até o momento ela não teve direito a um julgamento justo e imparcial. Foi julgada somente por familiares homens e outros influentes da vila onde morava. Dizem que o caso está sendo julgado na superma corte do Irã. O caso está sendo noticiado pelo mundo inteiro. E eu te pergunto, dá para concordar com isso? Mesmo que ela tenha feito algo de errado, é o caso para uma barbaridade como esta?

Innnntão é uma pena que uns e outros tentem abrir os olhos de uma nação e seja reprovado publicamente. É uma pena, que no ano 2010 aindam existam povos que acreditem que a mulher é um ser inferior e merece sofrer qualquer tipo de castigo. É uma pena que até hoje os homens aindam não aprenderam a se integrar. E então, o que é integração para você?

Um comentário:

pvnam disse...

---> As mais variadas ocorrências... não são uma surpresa... porque, hoje em dia, a Europa é dominada por uma 'Política à Hitler':
1-> Uma desesperada 'Fuga para a Frente'... para a implosão!...
{nota: só os Parvos-à-Sérvia é que acreditam que os futuros/novos dominadores demográficos da região... irão preservar a antiga Identidade}
2-> Teorias (vulgo intolerância) para negar o Direito à Sobrevivência de outros!...


ANEXO:
SEPARATISMO-50 NA EUROPA
---> Sim, quem quiser ficar à mercê do pessoal (africanos, islâmicos, etc) que anda numa corrida demográfica pelo controlo de novos territórios... QUE FAÇA BOM PROVEITO: tchau!....; todavia, pelo legítimo Direito à diferença:
TODOS DIFERENTES!!! TODOS IGUAIS!!!
--- Isto é, TODOS os Povos Autóctones do Planeta Terra:
-> Inclusive os de 'baixo rendimento demográfico' (reprodutivo)!...
-> Inclusive os economicamente pouco rentáveis!...
devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no Planeta!!!