quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Desfraldamento, Desachupetamento e dia da Lanterna




Innnntão que há 3 meses Pitico começou a falar “cocô” antes de fazer. Nos empolgamos e corremos comprar um piniquinho para incentivá-lo. Sonhávamos com o processo de desfraldamento, e a economia na compra de fraldas, na diminuição de coisas para carregar na mala, etc...Não funcionou. Pitico continua pedindo, mas se recusa a ficar sentadinho esperando. Estou tentando o método visual, onde se joga a produção no piniquinho, explica, joga o conteúdo do piniquinho no vaso sanitário, dá tchau e aperta a descarga. Por enquanto Pitico gosta da parte de dar tchau e apertar a descarga....

Porém, como Pitico é filho de engenheiro com relações públicas, ele não poderia ficar sem nenhum projeto. Colocamos o projeto Desfraldamento “on hold” e começamos o projeto Desachupetamento (esta palavra não existe, criei agora, e significa largar a chupeta).

Tudo começou porque Pitico tinha uma chupeta na escolinha onde a orientação era dar somente para dormir. Todas as crianças da escolinha têm uma caixinha de papelão devidamente nominada. Esta caixinha serve para deixarmos a touca, cachecol, bilhetinhos e o Hausschue (aqui se usa um sapatinho especial para dentro de casa, que serve, teoricamente, só para andar dentro de casa). Percebi que Pitico começou a ter perebas na boquinha durante a semana, que nós curávamos nos fins de semana. Não precisei pensar muito para chegar a conclusão que as tais perebinhas no queixo vinham da chupeta da escolinha.

Como uma pessoa asseada que minha querida mãezinha me ensinou a ser, resolvi providenciar um potinho plástico para deixar dentro da caixinha do Pitico para que a tal chupeta não ficasse dançando por lá (mentira, isso foi o que eu disse para as professoras, na verdade eu não gostava de ver uma chupeta largada dentro de uma caixa de papelão onde se colocava de tudo um pouco, e comecei a desconfiar se estavam lavando a chupeta antes de dar pra ele). Como o povo aqui acha tudo isso um absurdo e pega no pão com a mesma mão que faz o troco do dinheiro (argh!) o mesmo se sucedeu com a chupeta do Pitico. O potinho não teve uso e a dita cuja rolava na caixinha junto com o tal Hausschue que começou a aparecer sujinho de andadas pelo pátio.

Primeiro comecei a lavar a chupeta todas as tardes e colocar dentro do potinho, meio que querendo dar a entender que este é o processo higiênico. Meu aviso subliminar foi totalmente ignorado, a chupeta dançava sabe Deus por onde, e Pitico continuava a ter perebas na boca. Num ato de fúria em uma sexta-feira resolvi levar a chupeta embora comigo e decidi não trazer mais de volta.

Conversei com Mozão que concordou que não custa nada ter um pouco de higiêne e já que não conseguiam colocar uma chupeta dentro de um potinho plástico teriam então que encontrar outro meio de acalmar Pitico e colocá-lo para dormir. Soa um pouco sádico de nossa parte deixar Pitico sem chupeta chorando na escola, e até concordo um pouco que seja, mas temos a opinião de que se não está fazendo bem, melhor cortar o mal logo pela raiz e como ele ainda é pequeno, acreditamos que o trauma vai ser menor (esperamos e rezo por isso).

Resultados, há 3 dias Pitico dorme na escolinha sem chupeta, não tem perebas na boca e ontem consegui sair com ele de carro sem levar nenhuma chupeta comigo. Tá certo que ele resmungou, mas cantei, mostrei os pássaros na rua e estou usando o momento Teddy para justificar e explicar tudo. Pausa para explicar o momento Teddy: desde ontem Pitico se apegou com um ursinho de pelúcia que chamamos de Teddy. Quis levá-lo para escolinha ontem, mostrou as coisas no caminho pra ele, hoje acordou querendo dar café da manhã para o Teddy, fez o Teddy fazer cocô no piniquinho, limpou o bumbum do Teddy...enfim, tudo que eu quero que Pìtico faça, explico primeiro pro Teddy e então tem sido mais fácil.

Hoje é o dia da Lanterna e espero que tenhamos uma bela noite, sem chuvas, para poder tirar fotos do Pitico com suas 2 lanternas (sim 2, porque uma mãe preguiçosa disse que era melhor a escolinha fazer a lanterna porque ela não tinha tempo, e a escola fez, igual para todas as crianças e só me avisaram esta semana. Como a lanterna do Pitico ficou linda e fui euzinha quem fez, ele vai carregar 2 lanternas!). Quanto à chupeta, espero que continue funcionando e realmente quero crer que não estão dando uma chupeta de outra criança para ele dormir.

Feliz Dia de São Martinho.

2 comentários:

Adriana Stock disse...

Ai, nem me fale em chupeta... A Paola e o Diego usam apenas pra dormir. Já tentei tirar da Paola e não deu certo. Contei a história lá no blog. Depois do trauma, resolvi esperar. Mas meu marido vive cobrando pra tentar de novo o processo de desachupetamento.

Drics disse...

Eu ja encontrei o meu filho na Kitta com uma chupeta que nem era dele. Tive que reclamar, porque o meu filho nem usa chupeta!
Amanha é a caminhada da lanterna dele. E eu passei o dia correndo para encontrar a vareta com a luz, que nao se encontrava mais em lugar nenhum. Coisa de mae nova na Alemanha...