quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Coisas de Alemão

Innntão que vc descobre que um país atingiu um certo nível de civilização quando você entra no metrô para trabalhar e logo em seguida entra um senhor e senta-se ao seu lado. Até aí tudo bem. O referido senhor carregava sua bicicleta, coisa comum por aqui, onde você pega o metrô com sua magrela até um determinado ponto, ou até o fim do seu trajeto.

Por alguns instantes eu fiquei com a sensação de que conhecia aquele senhor de algum lugar e me esforcei para me lembrar da onde. Puff, o tiozinho do Partido Verde. Por que eu lembrei? Porque hoje ao tomar café da manhã eu estava assistindo ao jornal matinal e havia uma matéria sobre a votação de um exame que se faz em inseminação artificial que identifica se a criança será saudável ou terá alguma doença. De posse deste exame os pais podiam até o momento decidir por implantar o embrião ou descartá-lo. A votação no Bundestag desta semana discute se este exame deverá continuar sendo feito ou não, pois o debate envolve causas bem profundas a partir do embrião, que já é considerado uma vida. Ou seja, quem tem o poder de decidir sobre uma vida? O Estado, os Pais, o Médico, o Laboratório? Vou me informar melhor e depois volto neste assunto.

Voltando ao tiozinho, que na verdade se chama Hans-Christian Ströbele e pertence ao Comite de Justiça e ao Comite de Relações Estrangeiras. Lá estava ele indo trabalhar, assim como eu, com sua bicicleta. Dá para acreditar? O cara é um Senador!! Quando vocês viram um senador no Brasil andando de transporte público?

Fato é que além da civilidade Alemã ser maior do que no Brasil, a educação é diferente. Quer ver um exemplo? Temos um casal de amigos onde ela é Doutora Neurocirurgiã Infantil e ele Advogado. Eles andam de bicicleta e usam transporte público e preferem sempre usar a escada ao elevador. E eles ensinam isso às duas filhas. Eles tem carro, mas este fica guardado para quando realmente se precisa ou para viagens. No dia a dia eles usam bicicleta e/ou transporte público para tudo. No Brasil seriam um casal com 2 carros na garagem, morando em condomínio de luxo e com no mínimo uma emprega doméstica full time.

Percebeu a diferença? Sabe quando o Brasil vai chegar neste nível? Quando um político for eleito por convicção, não tiver nenhuma regalia parlamentária e trabalhar por apenas um salário mínimo. Assim os outros meros mortais vão se dedicar a cuidar de suas famílias de outra maneira, e não como hoje onde todos tentam se defender como podem. A política vai deixar de ser a escapatória e dinheiro fácil de analfabeto espertinho.

Sinto vergonha e impotência diante da política brazuca. Temos um analfabeto como presidente que está tentando eleger uma terrorista. Temos um palhaço que foi eleito com um massacre de votos e que tem um promotor que está tendo que se defender porque chamou o colega de sórdido. E me diga se não é sórdido tentar forjar comprovantes escolares para que o palhaço possa ser empossado?

Sonho e vou continuar sonhando com um episódio da minha sétima série onde tínhamos que discutir CPI e entender o que isto significava. Sou grata a turma de professores que tive e que sempre se preocuparam em adicionar algo a mais nas matérias. Lembro-me de discutir com o Nerd da turma, que carinhosamente chamávamos de “Rodrigão” para diferenciar do “Rodriguinho” que era bom também, mas não tinha aquele aspecto de Bill Gates. Rodrigão era um crânio, daqueles gênios que nascem uma vez em cada século. E lembro-me desta discussão, onde no final eu disse que só uma mulher poderia resolver o problema e que eu iria me candidatar a presidente da república. E ele sabiamente me disse que era preciso ter 35 anos para iniciar na política, e eu respondi que eu iria iniciar direto como presidente em 2011. 2011 naquela época era um número distante, e rimos bastante no final da aula.

Sinto arrepios de medo de pensar que a profecia pode se concretizar com outra mulher. Mas continuo confiante que algum dia, mesmo velhinha, vou entrar em algum transporte público no Brasil e encontrar não somente um político, mas vários indo trabalhar.

Um comentário:

Ich, Hausfrau disse...

menina, a situação aqui no Brasil é crítica mesmo! Precisamos de uma reforma política urgente... e concordo plenamente que esses politicos deveriam receber um salario minimo... se isso acontecesse, sobraria muito dinheiro para investir em coisas boas para o povo, mas infelizmente isso só em sonho! bjos