terça-feira, 19 de outubro de 2010

Doktor


Innnntão que estive um pouco fora de órbita nestes últimos dias. Tudo começou com uma leve febre do Pitico, que evolui para uma tosse assutadora, e depois vieram manchinhas pelo corpo, e a febre subiu, e a tosse aumentou...

Numa segunda-feira Mozão levou Pitico ao Pediatra, que estava de férias e tinha uma substituta que mais parecia uma estagiária, que como sempre, recomendou que observássemos, oferecessemos muito líquido e ar fresco. Mozão me ligou revoltado, e no mesmo dia resolvi buscar um novo pediatra. Lembrei de um que visitamos enquanto ainda estava grávida (é, eu sou freak planner) e que na época nos agradou bastante, mas ficava um pouco mais longe de nossa casa. Liguei, expliquei o caso, e pasmem, a simpática atendente nos encaixou para o mesmo dia no fim da tarde.

Fim de tarde lá fomos Pitico e eu para o novo Pediatra. Ficamos em uma salinha separada, porque os sintomas pareciam Rubéola. Medico availou, mexeu, cutucou, olhou, e tum: Bronquite Asmática. Ok, a tosse estava explicada e a febre. E eis que o Doutor me surpreende e diz, ela me preocupa e temos que investigar. Por hoje leve esta receita para a bronquite, e volte em 2 dias, e caso a febre não ceda, volte imediatamente. Agendamos uma consulta para a quinta-feira e sai mais confiante, porque ele não me receitou água e ar fresco, e ainda por cima me mandou voltar e disse que a febre o preocupava. Para você entender, nem sempre os médicos usam estas expressões por aqui para evitar proximidade.

Na quarta-feira Pitico ainda tinha pintas pelo corpo, e a febre não cedia. Ahh, as pintinhas era reação a uma overdose de antibióticos tomados duas vezes no mesmo mês. Liguei para o novo Dr, já aguardando um típico “Es muss sein” (tem que ser assim), algo que dizem para os pais tentando convencer que a febre é algo normal. Tá, é normal até um certo grau, mas depois dos 40 graus não é nada normal. Eis que ele estava em consulta e a simpática atendente pegou meu telefone promentendo que ele ligaria de volta. Pensei ahhh tá que ele vai ligar de volta. E não é que ele ligou? Procurou me acalmar, fez várias perguntas e me disse que enquanto o medicamento contra a febre estivesse fazendo a febre abaixar, eu não tinha motivos para me preocupar. MAS, ele queria trocar a consulta do Pitico para o dia seguinte em um horário mais cedo, pois ele queria fazer um exame de sangue. EXAME, esta palavra soou como música em meus ouvidos. Até hoje, ninguém nunca tinha se prontificado a fazer um exame no Pitico e determinar a causa do problema, apenas receitavam água e ar fresco, ou já metiam um antibiótico.

No dia seguinte, lá fomos nós para o tal exame de sangue. Pitico feliz da vida, sem saber o que lhe esperava. E já bem melhor das pintinhas e da tosse. Exames feitos, o Dr. me pediu para ligar no fim da tarde para saber o resultado, porém, temendo que fosse alguma bactéria e tentando economizar minha ida novamente ao consultório já me passou uma receita que somente deveria ser usada após os resultados dos exames ficarem prontos.

17h15 ligo eu para o consultório, conforme combinado. Não, os exames não ficaram prontos ainda, disse-me a simpática atendente (ela é realmente simpática), já prontamente confirmando meu telefone para  que o Doutor me ligasse de volta. 20h35 toca o telefone e pensei ser qualquer pessoa, menos o tal do doutor. Vocês acreditam que ele me ligou, explicou o resultado dos exames e disse que não tínhamos motivo para nos preocupar porque era algo viral e não necessitava de medicamento. Enfatizou que pelo tempo que Pitico vinha tendo febre, ele deveria melhorar nas próximas horas, e em caso negativo me deu ceu celular. CELULAR = telefone pessoal!!! Pitico realmente melhorou totalmente da febre e das pintinhas em cerca de horas. Sobre a bronquite, fizemos ali mesmo, já 8 horas da noite passadas, um agendamento da próxima consulta de revisão, que ficou marcada para esta quinta-feira.

Sexta-feira, 10h da manhã, toca meu celular e uma voz já conhecida me pergunta se eu quero que os certificados médicos sejam enviados pelo correio ou se eu quero passar no consultório para buscá-los (aqui você precisa de um atestado médico dizendo que a criança está apta e sadia para voltar para a escolinha, e um atestado médico para a empresa dizendo que a mãe, ou o pai, ficou em casa com a criança do período tal a tal, para que não seja descontado do salário do pobre coitado). Alô? Sabe quando que a secretária do antigo pediatra faria isso? Só não me senti no Brasil porque a secretária simpática não falava português.

Mozão estava viajando, mas por conta deste serviço maravilhoso apresentado, euzinha tomei a decisão sozinha: Pitico oficalmente tem um novo pediatra! Agora só falta preencher a burocracia alemã, uns papéis aqui e outros acolá para que os prontuários do Pitico migrem do antigo médico para o Dr. Wunderbar (aqui todo o sistema de saúde é integrado, e por isso você precisa de tal burocracia para manter os arquivos em ordem).

Um comentário:

Unknown disse...

Well Done!
Mudança muito bem feita e aprovada...
Bjs, te amo