quinta-feira, 24 de julho de 2008


Hallochen,
O que você pensaria se visse um cidadão com uma garrafa de bebida dentro do metro? Provavelmente a figura que lhe vem a mente seja de algum pobre coitado, que provavelmente trajaria roupas esfarrapadas e não tivesse emprego. Indo além, acharia um absurdo o cidadão beber em plena luz do dia e o taxaria de alcóolatra.

Pois bem, confesso que antes de me mudar pra Berlim tinha a mesma imagem preconceituosa mental. Mas agora até acho interessante o conceito.

Aqui o limite de bebida alcóolica x direção é de 1 copo de cerveja de 300ml. Devo dizer que se alemão tem medo de alguma coisa, esta chama se chama Polizei (Polícia). Assim, é bem comum sair com amigos alemães e depois da primeira cerveja eles começarem a tomar suco ou refrigerante porque têem que dirigir. Por isso também, muita gente opta por beber no sistema público de transporte (Ubahn, Sbahn, Strassenbahn ou Bus) que seriam nossos metrôs, Sbahn nunca vi no Brasil, mas é o mesmo conceito do metrô, mas corre em superfície, porém não é um trem normal e circula em um trilho especial, Strassenbahn é o nosso bonde elétrico e bus é o busão mesmo.

Então, ontem estava indo para casa ao final de um dia cansativo de trabalho, e um cidadão a minha frente tinha um copo plástico nas mãos. Poderia ser qualquer bebida, mas qual não foi minha surpresa quando o cidadão em questão, retirou de sua maleta de trabalho uma garrafa de champagne. Detalhe, este cidadão não se parecia nem um pouco com o meu modelo mental, pois parecia estar saindo do trabalho também e vestia um belo terno.

Explicação? Lei rígida e já era Feierabend (período depois do trabalho). E não pensem que esta garrafa depois será encontrada na rua, ou em qualquer lixo. Garrafas de vidro aqui valem ouro, pois têm o imposto que deve ser recolhido de volta no ato da reciclagem.

Enfim, viva a educação e principalmente um bom e eficiente sistema de transporte.

Gruß,

Nenhum comentário: