terça-feira, 1 de abril de 2008

Primeiro de Abril


Hallochen,


"Hoje é primeiro de abril, dia da mentira, preciso pregar uma peça na minha mãe". Essa frase veio da minha estagiária logo após o bom dia habitual. Há quanto tempo eu não me deparava com alguém tão animado para tornar um dia normal em um dia divertido.


Tirando isso, terça-feira normal. Exceto pelo fato de que comecei hoje a fazer o orçamento de marketing para 2009. Isso mesmo 2009. O ano fiscal alemão não segue nenhuma regra que eu conheça. Assim, ele começa em Julho de um ano e termina em Junho do ano seguinte. Estamos prestes a finalizar o ano fiscal de 2008, e como toda empresa alemã, já planejando os gastos para o ano fiscal 2009.


Ainda tendo delírios sobre este dia, resolvi buscar na enciclonet o que este dia signfica. Bora lá:

Há muitas explicações para o dia primeiro de abril ter se transformado no Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março (by the way meu aniversário), data que marcava a chegada da primavera (sorte a minha minha mãe não ter escolhido nome de flor). As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX da França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril".
No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.


Divirtam-se!


Gruß


P.s: todas as informações deste blog podem ser consideradas fidedignas e devidamente comprováveis por uma rápida busca no Wikipedia.

Nenhum comentário: