domingo, 30 de março de 2008

Fuso Horário


Hallochen!


Finalmente domingo. Adoooro!


Hoje começou meio estranho, pois eram 6h45 da manhã e os sinos da igreja do bairro começaram a tocar. Ainda meio dormindo olhei para o relógio da cabeceira da cama e não acreditei, achei talvez que o Padre tivesse se enganado, ou talvez que alguém importante tivesse morrido. (Apesar da Alemanha ser a terceira economia mundial, algumas tradições parecem ter saído da Idade Média, como tocar o sino da igreja 15 minutos antes da missa e quando alguém morre). Virei para o lado e voltei a dormir, afinal hoje é domingo.


Nos meio dos meus sonhos lembrei-me que ontem no supermercado não usamos o ticket de reciclagem (quase todas as embalagens de plástico e vidro tem um aviso "Pfand Flasche" ou "Pfand Verpackung" que significa que no ato da compra você pagará um imposto por aquela garrafa ou embalagem. Quando você voltar ao supermercado trazendo a embalagem ou garrafa vazia poderá introduzi-la em uma máquina e receberá um ticket com o valor do imposto "Pfand". E nos adaptamos a isso. Confesso que é meio chato separar o lixo em 5 categorias (orgânico, usado como adubo; plástico e embalagem sem Pfand; vidro; papel; e as embalagenscom Pfand), mas hoje em dia já nos acostumamos. Enfim, este ticket ao final das compras é descontado do valor total. Você paga menos e ainda contribui para o meio ambiente.


Depois de pensar no ticket do supermercado e voltar a dormir, lembrei-me que hoje começava o horário de verão alemão, assim, teríamos que adiantar o relógio em 1 hora. Mas só tive certeza quando os sinos tocaram para a missa das 10h, quando me levantei ainda atordoada com o barulho.


Bom o fato é que até outubro, quando o Brasil entra no horário de verão, teremos 5 horas de diferença para menos. Ou seja, quando foram 8h no Brasil já serão 13h na Alemanha.


Bom domingo à vocês.


Gruß

Nenhum comentário: