quarta-feira, 9 de abril de 2008

Der Urlaub


Hallochen,


Hoje estou de folga!!! Vocês podem imaginar? Um dia de folga bem no meio da semana? E viva o sistema Alemão!!!


Todo trabalhador legal na Alemanha tem direito a 2 dias úteis de férias por mês. O que nos dá 24 dias úteis de férias por ano. A diferença é que estes 2 dias úteis você pode utilizar quando quiser, do jeito que quiser, até mesmo usar como tirei hoje, apenas meio dia de folga.


O sistema alemão desenvolveu isso para que diminuisse a desmotivação e o absenteísmo no trabalho. Assim, o dia que você não está lá muito a fim, você tira férias. A única exigência é que seja avisado com um mínino de antecedência, e cada empresa tem sua regra. Onde trabalho para meio dia, ou até 2 dias pode-se avisar com 2 dias de antecedência. Para mais do que isso é necessário de 1 semana até 1 mês de antecedência.


O curioso é que na Alemanha não se tira, por exemplo, 3 semanas de férias, o que seriam 15 dias úteis. Ano passado para mim foi super difícil conseguir 2 semanas consecutivas para ficar no Brasil....


Voltando ao meu dia de folga. Estes dias também servem para o funcionário cuidar de seus problemas pessoais, como ir ao médico, ou ir a algum órgão público, sem precisar faltar ao trabalho.


Este foi meu caso, tirei meu meio dia de folga para ir ao médico. Foi bem interessante, pois mesmo eu insistindo que já tinha tomado vacina contra sarampo, tétano, difteria, poliomielite e mais não sei o quê, a médica foi catedrática: "Wo ist deine Anlage?" - Onde está seu comprovante?...É claro que minha mãe deve ter estas carteirinhas todas guardadas em algum lugar no Brasil, mas a Frau não aceitou minhas explicações e o resultado é ter que tomar algumas de novo. Hoje foi a de tétano. Depois me lembrei que quando meu marido se cortou e fomos ao pronto socorro, ele também foi obrigado a tomar a vacina de tétano. Sei lá o que se passa na cabeça do alemão, talvez porque tenha muito aço por aqui.... Semana que vem tem mais algumas pra tomar...O fato é que se eu me recusasse a tomar a vacina sem apresentar as carteirinhas teria que assinar um documento, que pelo que pude entender, desresponsabilizava a médica de tudo que pudesse acontecer comigo durante o tratamento. Você assinou? Nem eu, bora lá tomar vacina, afinal seguro morreu de velho. Melhor estar vacinada contra tudo...hehehe


A melhor sensação foi depois da consulta, voltar pra casa em um dia chuvoso e frio, comer meu Ke'bap (uma espécie de churrasco grego, mas que aqui é feito por turcos), sentar no sofá, assistir a novela alemã da tarde, e depois ir resolver algumas pendências domésticas: barras de calça para fazer, supermercado, lavar protetores de colchão...e por aí vai.


Minha folga está quase acabando, mas ainda vai dar tempo de encontrar os amigos no Garçon para jogar um partida de truco e tomar uma Hefe....


Gruß



Um comentário:

Unknown disse...

Hallo
Dia de folga, hein!?
Esse sistema alemAo (e de muitos paIses aqui na Europa é muito bom, para isso)....Ainda näo provei desses "dias aleatOrios de folga"... ;-) Bjs.
Deine/Andre