Hallochen,
Domingão de novo! Eba.
Semana corrida e bastante trabalhosa, mas ao final aquela sensação de dever cumprido.
Estamos tirando nossa carteira de motorista alemã. O processo é um pouco longo e já estamos quase lá. Bom, já passamos pelo "Detran" daqui, o que nos contabiliza 3 idas: a primeira tentativa não tínhamos a carteira do Brasil traduzida. Na segunda não tínhamos fotos e nem o curso de primeiros socorros alemão. Na terceira, e depois de ter perguntado bem nervosamente para a atendente "was brauchen wir noch?" - o que mais precisamos? (alemão é tão específico que às vezes irrita, que foi o caso. Se você não pergunta, ele não informa. Então imagine que você é um estrangeiro, não sabe todas as regras e é a terceira vez que você está no ógão público e então a atendente diz que ainda está faltando alguma coisa. Por que ela não disse no primeiro dia? Simplesmente porque nós não perguntamos....)
Depois veio o curso de primeiros socorros. Um sábado inteiro. Eu disse um sábado inteiro. Tá bom, foram só 5 horas de um sábado....E então voltamos aos "Detran" e esperamos os famosos 14 dias para recebermos os papéis para ir à Auto-escola. A esta altura já era dezembro e estávamos as vésperas de irmos ao Brasil, então decidimos fazermos o resto do processo quando voltássemos. Voltamos no fim de janeiro, e só no final de fevereiro fomos à Auto-escola.
Auto-escola, um capítulo à parte. Chegamos lá e um senhor de gravata borboleta, muito simpático por sinal, começou a nos explicar o processo. Eram 10 aulas práticas, mais 4 aulas de auto-estrada, e mais 15 horas de aula teórica. Quase surtei. Daí tivemos a brilhante idéia de relembrar o senhorzinho de que nós já tínhamos uma carteira de motorista estrangeira, e que só estávamos tentando tirar uma alemã. Assim o simpático senhor leu os papéis da TüV e refez os cálculos. Assim saímos de lá com um CD com os testes teóricos para estudarmos e uma aula prática agendada para conhecermos as diferenças entre dirigir no Brasil e dirigir na Alemanha.
Por que tudo isso? Apenas para dizer que finalmente ontem tivemos nossa primeira aula de como dirigir na Alemanha. Uma hora cada um com um professor também simpático. Resultado final, teremos que fazer mais uma aula porque há algumas diferenças que não conseguimos fazer corretamente todas as vezes. E claro, porque a Auto-Escola precisa ganhar um dinheririnho. Enfim os principais erros foram com relação a área de diversão de crianças ou adultos, o que significa que o carro tem que andar sozinho. Você só engata a primeira marcha e deixa o carro andar. Não pode pisar no acelerador. O segundo ponto é a tal da preferência da direita: em ruas que não há um sinal específico, a preferência é sempre do carro que vem da direita em todo cruzamento. Isso significa que você tem que frear a cada cruzamento e ver se não tem ninguém vindo. Impressionantemente isso acontece em algumas ruas de grande movimento. Nem preciso dizer que eu nem queria saber de ficar freando a cada esquina. O terceiro ponto, que se aplicou só pra mim, foi dar ré. Você tem que, eu disse que é obrigatório, você virar pra trás e não só olhar pelo espelho retrovisor. Como nunca fui boa em dar ré, foi um martírio e fiquei hiper insegura....Quarto e último ponto, os pontos cegos onde podem vir tanto carros quanto bicicletas, que você tem que olhar sobre o ombro em todas as direções pra se certificar de que não estã vindo bicicletas e nem carros. Sábado que vem é a próxima, e espero última aula. Aí poderemos finalmente fazer o teste teórico, e se passarmos neste, então o teste prático. Em outro posto explico o sistema do teste teórico, que é bem complicadinho.
Bom domingo à todos.
Gruß
2 comentários:
NOSSA...
e eu pensava que tirar carteira no Brasil era uma merda...
e depois disso vc num teve vontade de atropelar o professor???
carlos nascimento jr.
Pois é, vontade deu... :-)
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