quinta-feira, 27 de março de 2008

Donnerstag


Hallochen!

Eu adoro Quinta-Feira! Não por nenhum motivo especial, mas porque amanha já é quase fim de semana!


Quintas-Feiras aqui pra mim tem um significado de Relatório. São 7 ao todo os que tenho que preencher. Tudo relativo a como andam as coisas, o que eu fiz na última semana, e o que eu pretendo fazer na próxima semana. Alemão adora o tal do Bericht, assim ele coloca tudo numa grande tabela de excel e controla o que cada um está fazendo. Naonde que isso funcionaria no Brasil? Até poderíamos preencher os relatórios por uma, ou duas semanas. Na terceira já copiaríamos o da última semana. Na quarta semana nem nos daríamos ao trabalho, afinal ninguém vai ler, não é? A vida de um alemão não é completa se ele não tiver uma planilha de excel com tudo minimamente planejado. Vai ver que é por isso que o país cresceu tanto desde a Segunda Guerra Mundial. Processo, e foco no processo.


Quinta-feira também é dia da minha aula de alemão. Agora Geschaftsdeutsch! Chique não? Na verdade é uma aula de alemão de negócios. A aula consiste 30 minutos de gramática, 30 minutos de exercício oral da gramática explicada, 30 minutos de apresentação. Detalhe, esta apresentação deve ser preparada por cada aluno, cada semana. Já temos a planilha excell com quem apresenta e quando. Hoje foi meu dia. Apresentei um tema chamado "Falsches Beuteschema", que em tradução livre significa "Falsa imagem pré-concebida". Era um artigo da revista Der Spiegel sobre o que as mulheres esperam dos homens e vice-versa, sob a ótica de um Psicanalista de casais. Foi intererssante, já que eu sou a única mulher do curso. Depois eu conto quanto tirei.


Bom, agora eu tenho que escrever um Bericht sobre este tema para a próxima aula. Vulgo também Redação...


Gruß,



Nenhum comentário: