sábado, 29 de março de 2008

Saudade


Hallochen,


Hoje acordei com Saudade. Engraçado que esta palavra seja tão simples e tão complicada de explicar a quem não é brasileiro. Alemão não sabe o que é Saudade, pois não aprende a demonstrar muita emoção, já que aprenderam que a vida a qualquer momento muda e você pode ser separado do que mais ama.


Minha Saudade hoje é uma Saudade infantil. Saudade da antiga casa de madeira de Astorga, da porta da cozinha com muitos degraus, e que em minha memória vão sempre parecer me levar tão longe. Saudade da barata de plástico na antiga penteadeira da minha irmã mais velha, que deveria me manter longe dos comésticos e maquiagem dela, mas que só contribuiu para que eu me tornasse uma "cremilda".


Saudade de uma camisola azul de minha mãe que tinha cheiro e gosto de domingo preguiçoso. Saudade da banheira da casa da minha avó, onde pareciam que 7 crianças estavam no oceano. Saudade de coisas simples, saudade de simplesmente acordar e viver, sem pensar em trabalho, ganhar dinheiro, poupar dinheiro para o futuro, ou se está trabalhando bem. Saudade deste compromisso com a alegria da inocência, com a simples sensação de pureza e ignorância infantil com um mundo todo pela frente.


Saudade também de uma fase madura, e da forte convivência com meu avô em Sampa. Saudade das idas de caminhão à feira e comer pastéis frescos e fritos na hora, e tomar caldo de cana escondidos.


Saudade de vocês que estão longe e que nem sempre tem tempo para minhas maluquices.


Simplesmente saudades que são difíceis de explicar mas muito simples de sentir.


Bom fim de semana.


Gruß




Um comentário:

Anônimo disse...

ééééé Val,

sair de uma paisagem daquelas (Suíça) não é mole; nem se for pra voltar pra um lugar T como...sei lá, Berlim, na Alemanha.

Mas voce mora em Berlim, não mora? Ah Val, então para de dramatizar!

Tá parecendo manteiga derretida.

Me deu até vontade de comer aquele pão da Doriana rsrsrs

Abs Val!

LIPE.