sábado, 28 de fevereiro de 2009

Divagações 2

Hallochen,

Gravidez é uma fase incrível do ser humano. Todo deveriam poder ter um pouquinho das sensações.

Tem a fase inicial de ansiedade, quando se descobre o feto e se espera ansiosa pela barriga. Aí a barriga não vem tão rápido e então começa a fase onde não se tem uma nem uma barriga gorda nem a barriga grávida.

Quando no final do primeiro trimestre vem a fase de dores nas costas e no baixo ventre, sinal de que seu corpo está literalmente abrindo espaço para o útero. Fase realmente dolorida e resumindo em uma palavra, desconfortável.

Pronto, você já tem um pequeno volume e já se exibe em roupas de grávida. Tudo é lindo, você está disposta, alerta, acha a gravidez maravilhosa. Você ainda consegue dormir bem, apesar das idas ao banheiro.

No final do segundo trimestre muitas mulheres tem um retenção de líquido alta e consequentemente alguns outros desconfortos como pressão alta. Felizmente eu não tive problemas nesta fase, e ainda estava muito bem disposta.

Último trimestre, você engorda só de respirar. Aliás respirar nesta fase é um exercício quase de paciência. De repente aquela barriguinha que você até achava bonita se transforma em uma enorme melancia. Você não consegue mais ver seus pés e vestir as meias de compressão soa como um castigo medieval.

No último mês, este em que estou agora, você está implorando para que o bebê nasça logo e que o trabalho de parto dure pouco. Você tem dificuldades para sentar, levantar, calçar sapatos, agaxar ou andar um quarteirão. Mesmo que você não queira, sua pressão arterial aumenta e sua retenção de líquidos também aumenta, pois seu organismo está se preparando para uma grande circulação sanguínea no momento do parto, bem como para a perda do líquido aminiótico, então ele começa a reserva para que estes ítens não lhe faltem.

Ainda continuo embasbacada com a sabedoria da natureza, mas confesso que bastante desconfortável com os efeitos colaterais. Não sou uma pessoa que reage bem a dor e a ter que ficar quieta, e este período onde minha autonomia me foi retirada, pela natureza que está me ensinando a ser paciente, estou me sentindo como uma leoa selvagem enjaulada pela primeira vez.

Minha esperança é de que o parto seja bem curto e bem sucedido.

Aproveito para dar os parabéns aos futuros sogros dos meu filho que tiveram sua pequena já esta semana! Ela é simplesmente linda!

Bom fim de semana à todos.

Gruß,

Nenhum comentário: