segunda-feira, 4 de julho de 2011

Meritocracia

Hallo meu povo.

Resumo rápido, ainda de Amélia Premier e me adaptando.

Nesta vida de buscar emprego nos deparamos com cada uma, que fala sério. Hoje vou descrever o que é Meritocracia no Brasil e na Alemanha. Primeiro a definição básica de dicionário que quer dizer levar mérito por alguma coisa, ou fazer por merecer e ser reconhecido. Tendo dito, vamos para a prática fácil que é usar meritocracia na Alemanha.

Meritocraia na Alemanha signifca assinar um contrato de trabalho de X horas e cumpri-lo da melhor maneira possível. Porém, dentro destas X horas, ou menos, o que na prática significa chegar, por exemplo, às 9h focar nas suas atividades profissionais, ter uma pausa para almoço e sair às 17h ou 18h dependendo do seu caso. Keine hora extra! Hora extra signifca falha de planejamento de tempo e ineficiência. Vocé pode até ser punido por fazer hora extra. Emails pessoais, veja em casa. Sites não relacionados ao trabalho, fora de cogitação. Você está na empresa para trabalhar e vai ser recompensado se fizer um bom trabalho, atingir ou superar suas metas.

Já no Brasil Meritocracia significa chegar antes que o chefe, enrolar e postergar o máximo possível a solução de um problema com emails longos e sem sentido envolvendo o máximo de pessoas em reuniões de brainstorm e ficando sempre depois do horário e de preferência só deixar a empresa depois que o chefe se for. Ahhh, esqueça horário de almoço e só a use para almoçar com o chefe e ou outras pessoas importantes. Aproveite o tempo livre para atualizar seu facebook e ler sites de trivialidades.

Eu fui, literalmente, rejeitada por uma empresa por ser Mãe. É claro que a recrutadora não me disse isso abertamente, mas como a empresa valorizava muito a tal Meritocracia, ela achava meu perfil muito materno para a vaga.

Agora me digam, desde quando emprego é sinônimo de escravidão? E "na onde" que o fato de ser mãe me impede de ser uma boa profissional? E mais, ter vida pessoal é pecado?

Continuo procurando emprego na minha área em uma empresa que valorize meus conhecimentos e saiba empregar melhor os famosos jargões de mercado. E ahh, que aceite meu Pitico como parte do pacote!

Bjokas

Um comentário:

Ich, Hausfrau disse...

É amiga! Eu acho um absurdo essas empresas que pregam que o funcionário tenha que viver único e exclusivamente para a empresa! Foi até bom que esse trampo não deu certo! Onde já se viu deixar sua vida pessoal e familiar de lado pra atender a empresa em praticamente 100% do seu tempo! Olha, eu acho legal a gente ter um trampo, mas a família vem em primeiro lugar! bjos