quinta-feira, 12 de março de 2009

Fios, cabos e muita luz




Hallochen,




Deixando um pouco de lado o momento baby, até mesmo porque eu duvido que meu filho já saiba contar, esta noite me dei conta de uma diferença interessante entre Brasil e Alemanha: sistema de iluminação pública.




Estávamos vendo um filme americano e meu marido comentou em uma das cenas ¨está explicado porque temos tantos fios nas ruas brasileiras¨. Naquele momento não me deu nenhum clique até porque estava meio dormindo e meu marido tem o hábito de refletir sobre muitas coisas e conjecturar o porque e como delas.




Então, assistindo a um documentário de 1933, com imagens reais notei que não haviam cabos ou fios na iluminação pública já daquela época.




Notei também que a paisagem fica mais clean e não há riscos de enroscamento para caminhões (sowieso eles não podem trafegar no centro da cidade, mas mesmo em estradas não há cabos!!).




Os cabos aéreos são mais baratos de construir e não exigem muito trabalho de engenharia civil. Já os que temos aqui são cabos subterrâneos, o que faz com que os postes de luz fiquem a uma altura mais baixa do que as árvores, permitindo um iluminação muito mais eficiente (diferentemente da minha cidade natal que tem postes de 17m de altura - estou exagerando, mas eles são realmente altos - acima das árvores e que permitem uma bela noite de escuridão e uma parcela na conta da Copel).




Claro que este sistema é assim por algum motivo, seja ele neve, ventos fortes, caminhões, ou simplesmente o ideal de se construir coisas duráveis ao invés de descartáveis, mas uma coisa tenho que admitir: a paisagem fica muito mais bonita sem aqueles fios todos no ar.




Gruß,

Nenhum comentário: