domingo, 21 de fevereiro de 2010

Unbefristet

Hallöchen,

Mais uma boa notícias esta semana: saiu meu visto permante, ou unbefristet.

Estivemos no Ausländerbehorde esta semana, e eu estava crente que iria receber somente uma prorrogação do meu visto por mais 2 ou 3 anos. Qual não foi minha surpresa quando a atendente me disse que "es geht um Unbefristet visum" (o assunto é sobre o seu visto permante - tradução livre). Fiquei eufórica.

Como funciona: normalmente qualquer brasileiro pode ficar até 3 meses na Alemanha sem precisar de visto. Depois disso prisão e deportação. Há diferentes tipos de vistos: estudante, trabalho, união familiar, asilo político..etc... O meu caso é união familiar, póis sou casada com um teuto-brasileiro, ou meio brasileiro, meio alemão. Assim, logo que nos mudamos para cá, nós solicitamos meu visto de união familiar.

O visto permanente leva de 5 anos para mais para ser concedido a um estrangeiro. No meu caso foi super rápido, demorou somente 3 anos. O processo normal é ir renovando até que o governo entenda que o cidadão está totalmente adaptado à cultura e ao país. Bom sinal pra mim, não?

Bom, fato é que agora significa que eu posso permacer ad eternium por aqui sem precisar renovar meu visto. Significa ainda, que se eu quiser, eu posso me aplicar para ter a cidadania alemã, com identidade e passaporte.

Bom, estamos super felizes pois em 3 anos eu cheguei aqui sem falar quase nada de alemão, frequentei a escola, arrumei emprego, pago imposto, fui promovida 3 vezes e tive um filho. Meu marido brinca que eu sou mais alemã do que os próprios alemães (daí o nome do blog). Agora vou me aplicar para a cidadania e então serei realmente uma alemã.

Gruß

Nenhum comentário: