domingo, 21 de fevereiro de 2010

Kitaplaz


Hallöchen,

Este post é para comemorar que meu pequeno príncipe foi aceito em um Kindergarten, ou vulga escolinha. Ele já poderá começar no dia 07 de abril, o que para mim é ótimo, pois vou voltar a trabalhar no dia 06 de abril. Vamos ver como será a fase de adaptação. Depois conto tudo.

O Kindergarten, ou Kita (abreviação em alemão), ou em bom português "escolinha", é bem parecido com o do Brasil. A única diferença é que não é você quem escolhe a escola, e sim, a escola é que escole você.

Você pode inscrever seu filho em uma escolinha do seu bairro, ou em uma perto do seu trabalho. Como a maioria são escolinhas do governo, é necessário que você inscreva seu filho enquanto você ainda está grávida. Motivo? A quantidade de vagas. A licença maternidade é de 1 a 3 anos. A partir de 3 anos a vaga é garantida para qualquer criança. O estado (Governo) entende que se há uma licença maternidade de 3 anos é para que a mãe fique em casa com o baby até que ele tenha idade para frequentar a "escolinha". Por outro lado, as empresas preferem que as mãezinhas não fiquem tanto tempo longe do trabalho, e voltem o quanto antes (o que é meu caso). Assim, para que seu filho seja aceito antes de ter 3 anos você deve iniciar a maratona ainda grávida. Pesquisar, visitar e inscrever o baby.

Como funciona: todas as escolinhas, por lei, são obrigadas a ter um número mínimo de bebês a partir de 1 ano. A grande pegadinha está em quando o baby faz 1 aninho. Se o baby faz 1 aninho fora do ano letivo, terá que esperar até o próximo para ser aceito. Este foi o meu caso.

Lukas nasceu em Abril, o que significa que ele teria 1 ano bem no meio do ano letivo. O ano letivo aqui começa em Agosto/Setembro. Assim, em agosto passado ele ainda não tinha idade para ir para escola, e em Agosto próximo ele já teria 1 ano e meio. O problema é que peguei 1 ano de licença maternidade, o que significa que tenho que voltar quando ele completar 1 ano.

Bom, tínhamos um problema: nenhuma escola tinha vaga para ele em Abril. Somente se algum aluno passasse para a próxima turma, morresse ou se mudasse. Assim, este post é para comemorar que ele conseguiu ser aceito por uma das 10 escolas em que ele foi inscrito. Não me pergunte qual foi o caso, pois sinceramente eu fiquei tão feliz que nem perguntei à diretora.

Lá traz eu disse que é a escolinha que escolhe você e não o contrário. Por que? Porque, dependendo da escola, eles dão preferência para filhos de alemães, depois para filhos de estrangeiros, e se for uma escola regida por uma igreja, eles dão preferência para as crianças filhas de pais pagantes do "kirchsteuer" (já comentei sobre isso aqui). Ahh, e você tem que ligar frequentemente para escola e reafirmar seu interesse.

Bom, o importante é que vou poder voltar a trabalhar e meu filho vai poder ir para escola.

Gruß

Nenhum comentário: