quinta-feira, 8 de maio de 2008

Steuer


Hallochen,


Qual a imagem que você tem do povo Alemão? Povo loiro, organizado e sistemático, correto? Adicione na lista interesseiro e maquiavélico. Na falta de alguma palavra melhor que traduza a descrição a seguir.


Pagamos vários impostos aqui, como por exemplo: taxa para reconstrução da Alemanha após a Segunda Guerra; taxa para suportar e pagar a ajuda de custo dos desempregados; taxa de segurança; taxa de limpeza pública; taxa do lixo; taxa de poluição do ar; taxa de danos morais causado aos Judeus, taxa de solteiro e sem filho e entre muitas outras, a taxa de religião. Detalhe, tudo descontado na fonte, ou seja, saem do seu salário antes mesmo de você receber.


A mais maquiavélica com certeza é a taxa de religião. Quando você mora na Alemanha legalmente, é necessário se registrar em um órgão chamado Burgeramt, ou prefeitura do bairro. Este departamento centraliza toda a sua vida civil, registra seu endereço, estado civil, quantidade de filhos, idade, procedência, e religião. É uma espécie de triagem para qualificação de que tipo de taxa você está apto a pagar. Você chega, preenche um formulário e vai assinalando vários X para se enquadrar em um perfil pré-estabelecido. Assim, no quesito religião está lá Católico, Protestante ou outro. Assinalou Católico ou Protestante? Signifca que o seu dízimo sai do seu salário direto para a igreja mais próxima do seu endereço. Mas, não existe nenhuma explicação ou orientação sobre isso neste formulário. Você vai, preenche e acha que é somente para alguma estatística.


Qual não é sua surpresa alguns meses depois quando descobre que o RK do seu holerite significa Roman Kirche - Igreja Romana em tradução livre. E na prática, menos 10% do seu salário.


Felizmente quando cheguei escrevi Espírita no formulário, e como esta religião é muito pouco concreta para um Alemão, não existia esta categoria e entrei na categoria Atéia, que por ventura e minha felicidade não paga esta taxa.


Esta semana foi um auê no escritório porque a Comunidade Brazuca descobriu que vinha pagando esta taxa. Eu fico imaginando a cara do tiozinho do RH indo a cada meia hora no arquivo buscar o Steuerkarte de cada um para ver se tinha ou não RK, e então explicar o processo para se tornar Ateu/Atéia, que by the way não é a coisa mais simples de se fazer em um país cheio de processos.


Tá bom que são só 5 brasileiros, contando comigo, mas já virou o tema de discussão da semana. E o pior é que mais e mais descobrimos que este país também tem suas malandragens, e em alguns casos bem maquiavélicos porque o interesse real está maquiado, ou nada explícito. Na prática funciona assim, não perguntou? respondeu? se fu***


Como diz Gê, o que é que o brasileiro tem mais que o alemão? Tem mais é que se fu*** mesmo!


Gruss,



2 comentários:

Gabriela disse...

Realmente foi o tema da semana , eu eh que sei bem , ainda bem que voce me falou para falar nao quando me perguntassem se era batizada ... a que ponto chegamos neste Pais ( to sem acento ) Alemao , ter que mentir sua propria Religiao para nao pagar impostos , um absurdo ! Mas o meu ja resolvi gracas a deus !!

Ps acordei com o pulmao todo ruim , acho que esses Polens da primavera me deram alergia :(


ate amanha


beijos

Anônimo disse...

Oi florzinha, descobri o seu blog(hehehe),é claro, com a ajuda do meu personal helper computer (maridão, é claro).É absurda a quantidade de impostos que pagamos no Brasil, mas imposto sobre religião, não tem comparação.
Beijão
Katila