sexta-feira, 5 de junho de 2009

Jugendamt

Hallöchen,

Esta semana recebi uma visita de uma agente do Jugendamt, traduzindo seria como uma assistente social. Seu objetivo não declarado era verificar se temos condição de criar nosso filho.

O processo todo se dá da seguinte maneira: o hospital se encarrega de assegurar que seu bebê será registrado e receberá uma certidão de nascimento. Em fazendo isso, o ¨cartório¨ que já faz parte do Burgeramt aciona toda a estrutura relacionada a nascimentos: Elternzeit, Elterngeld, Kindergeld, Jugendamt, Rentversicherung, Steurnummer un Kitagutschein (traduzindo: licença maternidade, salário maternidade, ajuda de custo para a criança, assistencia social, aposentadoria, número de contribuição social e cupom para escola).

Assim já recebemos do nosso pequeno quase 1kg de papel que temos que ler, arquivar e também providenciar novos processos.

Voltando à visita, a assistenten social vem com a desculpa de esclarecer dúvidas sobre o processo de amamentação, vida familiar, etc, e no meio da entrega de vários prospectos sobre homeopatia, grupos de desenvolvimento infantil e listas de escolas e parques, ela sutilmente pergunta onde o bebê dorme, pede pra ver, daí aproveita a oportunidade para ir completando sua pesquisa. Caso uma família apresente quadro de pobreza ou qualquer alteracao mental, esta senhora pode recomendar ao Estado que a criança seja retirada dos pais.

Felizmente passamos no teste e tenho que dizer que achei no mínimo interessante como se leva a sério as coisas por aqui. Fato é que o Estado intervem quando necessário e dão condição para que uma criança cresça de forma adequada.

Falando em Estado vale lembrar que aqui é uma Social Democracia, o que significa que os políticos e órgãos públicos exercem a democratia ao mesmo tempo que tentam ter uma visão socialista (não assistencialista e sim de dar condição social para integração pessoal).

Valeu a visita.

Gruß,

3 comentários:

Anônimo disse...

As coisas infelizmente nao sao bem assim para as criancas e adolescentes estranjeiros como no meu caso.

Moro na regiao de Köln, nesta regiao tem uma Empresa chamada (Corsten Jugendhilfe GMBH)a negociacao comeca na escola e entra o " time" Escola Jugendamt, Juiz e o dono do internato. Cada crianca custa 5.300Euros por mes para ficar no internato e simplesmento o Jugendamt paga para o Internato este valor. Se os pais tiver este valor quem paga é os pais e nao o Jugendamt. Mas o negocio comigo nao funcionou como eles pensavam como eu nao consegui o renovacao do visto do meu filho por causa disso o Jugendamt nao pode mais pagar e o Dono do Internato nao que o menino mais na empresa dele. Apesar de ele é simplesmente obrigado a trabalhar na cozinha do Internato e NA CASA DO DONO DO INTERNATO. Infelizmente como eu estou aguardando meu visto nao pude divulgar muito esta "equipe"
Sou empresaria e sempre tive minha familia em primeiro plano, mas percebi que na Alemanha uma crianca pode valer bastante para ser "negociada". Naturalmente, estou sendo acompanha por um ADVOGADO.
É dificil quando vc fala uma coisa e depois esta escrito no papel outra coisa.

O que esta escrito na Lei é uma coisa, mas a realidade é muito diferente.

Boa sorte.

Renata Francesconi disse...

Só sei q nada sei da Alemanha...
Interessante seu relato, aqui no Brasil é tudo tão "diferente".
Enfim, vc está satisfeita?
Achei importante ter alguém zelando pela criança, mesmo com esse jeitão invasivo.
bjk

Quase uma alema disse...

Renata, estou tão satisfeita que não me vejo morando no Brasil tão cedo de volta. Claro, as coisas aqui são bem diferentes, mas acho que por enquanto a balança está positiva. Bjs,